sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AS 7 LINHAS DE UMBANDA


-Oxalá-
Oxalá é a autoridade suprema na umbanda, recebendo ordens apenas, de seu pai Zambi (Deus). Ele é quem manda as entidades, para nos ajudar. Sua imagem e a de Jesus Cristo( na umbanda geralmente se a cruz). Oxalá não é encoorporado na umbanda.
Sua Cor é branco. Suas plantas são Flores brancas em geral( copo de leite, lírio,...). A guia de Oxalá é composta por contas de cristal transparente ou miçangas brancas.
-Ogum- Ogum é o Orixa que vence demanda, ele comanda os exus, suas imagens geralmente são dadas por São Jorge sobre seu cavalo, isto varia de terreiro pra terreiro, tambem pode existir imagens, de Ogum mesmo. Ogum tem em sua falange outros Orixas que vem em seu nome dentre eles, Ogum Megê, Ogum Rompe Mato, Ogum Beira mar, Ogum Yara, entre outros... A encoorporação de Ogum e uma das mais fáceis de identificar, o medium toma uma postura militar.
Cores: Vermelho, Branco e Verde. Guia: Vermelho e Branco, havendo predominancia de uma cor ou outra dependendo da falange. Vestes: Roupas vermelha e branca. Planta: Espada de São Jorge. Flor: Palmas brancas e vermelha. Local: Humaitá e Campinas. Bebida: Cerveja Branca.
-Xangô- Xangô é o Orixá da justiça, e contado que Xangô teve 3 esposas Oxum, Iansã e Obá. Xangô tem como lugar as pedreiras. E representado, por um velho sentado em uma pedra segurando a tabua dos 10 mandamentos. De sua falange o mais conhecido e Xangô Kao.
Cores: Marrom Guia: Contas de cristais marrom escuro. Vestes: De cor branca e marrom. Local: Pedreira. Bebida: Vinho tinto.
-Iemanjá- Iemanjá, é um dos Orixás mais conhecidos, quem nunca ouviu falar, da rainha dos mares? Sua falange consiste de sereias e princesas do mar. Na umbanda é conhecida pelo seu canto( que parece mais um choro) quando chega no conga. Que filhos de Umbanda não reverenciam Iemanjá ao por o pé nas aguas grandes( o mar). Sua imagem na umbanda é a de uma moça de cabelos pretos e longos e um longo vestido azul.
Cor: Azul e Branco. Guia: Contas de cristais azul ou azul e branca. Flores: Margaridas, Rosas... Veste: Roupa azul ou vestido azul. Local: Mar e oceanos.
-Iansã- Deusa dos raios e trovões, Iansã Deusa guerreira. Pois quando encorporada tem a postura de uma guerreira que está chamando os raios. Pode também ser vista na linha das águas.
Cor: amarelo ouro. Guia: Contas de Cristais douradas. Vestes: Roupas com predominacia do amarelo ouro. Flores: Cristâneos amarelos e todas as flores amarelas. Local: Pedreiras.
-Oxum- Senhora das aguas doces, rios e cachoeiras. Mulher de aparencia serena, quando encorporada tem-se a impresão de ter sido uma mulher que muito sofreu.
Cor: roxo e azul escuro. Guia: contas de cristal roxo. Veste: Roupas e vestidos roxo. Flores: Liríos e flores roxas em geral. Local: rios e cachoeiras.
-Oxossi- Oxossi, Orixá das matas e da caça, conhecido também por suas vitórias contra a demanda. Trabalha na linha de cura, pois os indios e caboclos têm vasto conhecimento pelas doenças terrenas. É muito raro encontar Oxossi em um terreiro de umbanda, ele e representado pelos nosso queridos caboclos.
Cor: Verde claro, Verde flor ou Verde bandeira. Guia: Contas de cristais verde ou verde e branca. Vestes: Roupas verde e branca ou totalmente verde. Flores: Samambai, folhagens e flores em geral. Local: Matas e florestas. Bebida: Cerveja preta. Comida : giló, quiabo, mandioca e demais legumes e verduras cozidas.

Um comentário: