segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CABOCLOS NA UMBANDA


CABOCLOS

São entidades, espíritos de índios brasileiros e sua al americanos, que trabalham na caridade como verdadeiros conselheiros, nos ensinando a mar ao próximo e a natureza, são entidades que tem como missão principal o ensinamteno da espiritualidade e o encorajamento da fé, pois é através da fé que tudo se consegue.
Usam em seus trabalhos ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física, ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, que limpam a nossa aura proporcionam uma energia de força que ira nos auxiliar para que consigamos os objetivos que desejamos, não existe trabalhos de magia que possam lhe dar empréstimos e favores isso não é verdade o trabalho que eles desenvolvem é o de encorajar o nosso espírito e prepara-lo para que nós consigamos o nosso objetivo.
A magia praticada pelos esp´ritos de caboclos e pretos velhos é sempre positiva, não existe na umbanda trabalho de magia negativa ao contrario a umbanda trabalha para desfazer a magia negativa.
Os caboclos de umbanda são entidades simples e através da sua simplicidade passam credibilidade e confiança a todos que os procuram seus pontos riscados, grafia sagrada dos orixás, traduzem a mais forte magia que existe atualmente é através desses pontos que são feitas limpezas e evocações de elementares e orixás para diversos fins.
Nos seus trabalhos de magia costumas usar pembas, velas, essências, flores, ervas, frutas, charutos e incenso.
Quando fazemos um trabalho para uma entidade de umbanda e colocamos algum prato de comida como ex: espigas de milhos com mel, esta oferenda não é para o caboclo comer, espíritos não precisam de comida, o alimento ali depositado serve como um alimento espiritual, Istoé a energia que emana daquela comida é transmutada e utilizada para o trabalho de magia a favor da pessoa da mesma forma o charuto que a entidade fuma usada para a limpeza da pessoa através da fumaça e das orações que estas entidades fazem.
Os caboclos conhecem tudo que vem da terra são melhores guias para ensinar a importância das ervas e dos alimentos vindos da terra. São subordinados aos orixás o que lhes concede uma força mestra na sua personalidade e forma de trabalho.
Como são espíritos da mata propriamente dita, todos recebem forte influencia de Oxossi, no sentido apenas do conhecimento químico independente dos orixás que trabalham, trabalham com muitos passes.

FORMAS INCORPORATIVAS E ESPECIALIDADES DE CABOCLOS

CABOCLOS DE OXUM:

Geralmente são suaves e costumar rodar a incorporação acontece primeiro ou quase simultâneo no coração.
Trabalham mais para ajuda de doenças psíquicas, como: depressão, desânimo entre outros, dão bastante passe tanto de dispersão quanto de energizaçâo, aconselham muito tendem a dar consultas que façam pensar seus passes quase sempre são de alívio emocional.

CABOCLOS DE OGUM:

Sua incorporação é mais rápida e mais compactada ao chão, não rodam consultas diretas geralmente gostam de trabalhos de ajuda profissional seus passes são na maioria das vezes para doar força física, para dar animo.

CABOCLOS DE IEMANJÁ:

Incorporam de forma suave, porém mais rápidos do que os de Oxum, rodam muito chegando a deixar o médium tonto trabalham geralmente para desmanchar trabalhos, com passes de limpeza espiritual, conduzindo essa energia para o mar.

CABOCLOS DE XANGÔ:

São guias de incorporação rápidas e contidas, geralmente arreando o médium no chão, trabalham para emprego, causas na justiça, imóvel e realização profissional. Dão muitos passes de dispersão, são diretos para falar.

CABOCLOS DE NANÃ:

Assim como os pretos velhos são mais raros, mas trabalham aconselhando, mostrando o carma e como ter resignação. Dão passes onde levam eguns que estão próximos. Sua incorporação igualmente é contida, poucos dançam.

CABOCLOS DE IANSÃ:

São rápidos e deslocam muito o médium, são diretos para falar e rápidos também muitas das vezes pegam a pessoa de surpresa, geralmente trabalham para empregos e assuntos de prosperidade, pois Iansã tem grande ligação com xangô.
(No entanto sua maior função é o passe de dispersão e descarrego).

[CABOCLOS DE OXALÁ:]

Quase não trabalham dando consultas, geralmente dão passes de energização, são compactados para incorporar e se matem localizado em um ponto do terreiro sem deslocarem muito.

CABOCLOS DE OXOSSI:

São os que mais se locomovem, são rápidos e dançam muito trabalham com banhos e defumadores, não possuem trabalhos definidos, podem trabalhar para diversas finalidades esses caboclos geralmente são chefes de linha.

CABOCLOS DE OBALUAIE:

São raros, pois são espíritos dos antigos “bruxos” das tribos indígenas, são perigosos, por isso sós filhos de omulu de primeira coroa possuem esses caboclos. Sua incorporação parece um preto velho, locomovem – se apoiados em cajados.
Movimentam-se pouco, fazem trabalhos e magias para vários fins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário