sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AS ENTIDADES DA UMBANDA


Entidades...
Omolu (São Lázaro e São Roque) Em alguns terreiros conciderado, Orixá mas na maior parte deles não( no terreiro onde trabalho é considerado um Orixá). Omolu e Abaluê vêm juntos, na gira alguns dizem que eles são a mesma entidades, outros não. Omolu é o Deus, das pestes e donças contagiosas. O verdadeiro nome de Omolu, é muito perigoso de ser pronunciado, vêm sempre( geralmente) com um saiote de palha e tampa seu rosto com palha também.
Cor: Vermelho, Preto e Branco. Guia: Das cores assima.
-Exu- E -Pomba-Gira-
Exu é um tipo de entidade que trabalha na esquerda, são os espiritos, que melhor nos entendem, pois conhecem o problema humano, são os únicos, que trabalham com dinheiro. Em um terreiro, quando têm gira de esquerda, parece uma festa, as entidades vêm bebem, fazem a maior bagunça, porém você deve se perguntar a então pra que girar com exu eles só vem beber?, não quanto a isso você está muito enganado, exu e de extrema importancia na umbanda, Tanto que todos, os terreiros que conheço fazem sua obrigação (pequna oferenda uma vela e um copo de pinga) a exu antes de começar a gira, pode ser perigoso, você não comprir com suas obrigações antes da gira, têm uma historinha que explica melhor isso.
Existiam 2 Amigo, eles trabalhavem na lavoura e se conheciam des de pequenos, eram muito amigos, mas um dia, esqueceram de fazer sua oferenda, a Exu, então Exu disse vou pregar uma pessa neste 2. Eles estavam no campo, trabalhando, e Exu se desfarçou de humano, colocou um boné que do lado direiro era preto e do esquerdo vermelho, e passou bem no meio da onde os 2 homens trabalhavem, cada um viu apenas um lado do boné. Ai um deles disse que bonito chapéu preto do homem né, e o outro disse que preto era vermelho, os 2 comçaram a discutir e acabaram se quebrando em uma briga. Na falnge de Exu existem muitos, Exus entre eles, estão: Exu Tranca-rua-das-almas Exu Tiriri Exu Marabô Exu Veludo Exu Morcego Exu Gira-mundo Maria Padilha Maria Mulambo obs. Alguns terreiros, giram com ciganos junto com os exus.
Sua cor é Vermelho e preto. Sua guia tambem é vermelha e preta. Sua roupa da mesma cor, as Pombas da saias compridas e blusa, e os Exus, de calça camisa e capa. Exu é um povo muito querido, têm muito oque falar sobre ele mas agora não me vêm na cabeça.
Caboclos
Como eu disse, na parte de Orixás, a maior parte dos caboclos são mandados, por Oxossi. Os caboclos, são muito conhecidos na umbanda, pelos seus passes aliviadores e relaxantes, pela sua inteligencia quanto a doenças, e por muitas outras coisas. E comum você ver uma gira de caboclo, e vale a pena pois a energia boa, positiva que flui desta gira é incrivel. Se você nunca o fez consulte-se (converse) com um caboclo, e verá como é bom. Sua cores e vestes são como Oxossi, ou dependendo da linha do caboclo variam, pois os caboclos, também podem vir em nome de Ogum.
Pretos Velhos
Os vovôs pretos e as vovós, são entidades de grande inteligencia, e q sofreram muito quando encarnadas, quando um preto lhe diz uma coisa, preste muita a atenção por que é muito importante, é claro oue as outras entidades falam, também é de extrema importancia. Um preto só diz o necessário, e nem sempre oque você quer ouvir. Os pretos, são pessoas queridas dentro da umbanda, e que descarrega o terreiro e quem nele está de forma impressionante, meio que inexplicavel, só vendo e sentindo pra entender. Se você entra num terreiro e vê um medium com um cachimbinho na boca dando concelho e uma energeia muito positiva no ar, pode saber que é gira de preto.
Baianos
São pessoas quer viveram na Bahia( geralmente), e que vêm ao terreiro para passar seu axé, e sua energia positiva. A gira do Povo Baiano, é muito animada, estas entidades, também têm muito o que ensinar. Quando você conversa com um Baiano, ele sempre têm uma resposta na ponta da lingua.
Marinheiros
Também são entidades, de uma ótima energia, positiva. Vale a pena conversar, com eles, também pois um povo, que viveu muito tempo no mar, têm bastante coisa para ensinar, é uma gira muito bonita.
Boiadeiros
Povo que passou a vida ticando sua boidada sempre sosinhos, tiveram uma vida sofrida, e têm muito o que contar. Em Uma gira de Boiadeiros a um tremendo descarrego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário